(Versão
09/04/2012)
Visão
Inicial do Sistema Presença:
O
primeiro passo para entrar no Sistema Presença é acessar a URL:
http://frequenciaescolarpbf.mec.gov.br
onde o usuário verá a seguinte tela:
Para
efetuar o login basta o usuário digitar o seu número PIS/PASEP/NIS,
sua senha e clicar em enviar.
Caso
você não saiba o número de seu PIS/PASEP/NIS poderá localizar
pelo site: http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html
preenchendo os seguintes campos:
- Nome Completo;
- Data de Nascimento;
- Nome da Mãe;
- Nº. CPF;
- Nº. RG.
Após
o preenchimento desses dados clique em CONFIRMA.
Caso você não tenha PIS/PASEP será direcionado para a tela de
cadastro. Caso já tenha PIS/PASEP será direcionado para a tela em
que aparece seu número de inscrição.
O “MENU”
está localizado no lado esquerdo da tela inicial e reúne todas as
funções do sistema, facilitando assim a utilização por parte
do usuário.
Cada perfil de
usuário possui uma determinada configuração de menu:
Imagem
menu do perfil
Operador
Municipal Auxiliar
(Operador
GIAE) |
Imagem
menu do perfil
Operador
Diretor Escolar Estadual
(Operador
Escola)
|
Descrição
dos itens do MENU:
-
Manual do Sistema e do Diretor Escolar:
Contem a
versão em PDF do manual completo para visualização e impressão;
-
Visualizar
Cartilha:
Contem a publicação
feita no 1º semestre de 2010 referente ao acompanhamento da
frequência escolar de crianças e jovens em vulnerabilidade –
Condicionalidades do Programa Bolsa Família. Disponível para
visualização e impressão.
-
Alterar Senha: Permite
que
o usuário altere a senha atual utilizada no sistema.
-
Visualizar Quadro de Aviso: Contem
informações
que são disponibilizadas periodicamente, pela equipe da frequência
escolar/MEC, referentes ao sistema.
-
Imprimir Formulário: Opção
para
impressão
dos formulários entregues nas escolas, caso a escola não tenha como
registrar a freqüência online.
-
Tabela de motivos: Glossário
explicativo de cada código/motivo de baixa frequência.
-
Transferir Aluno: Essa
funcionalidade tem como objetivo solicitar a transferência de alunos
de outros municípios para seu município
-
Registrar Frequência por Aluno: Opção
onde será registrada a freqüência dos alunos.
-
Relatório de Frequência por NIS: Utilizado
para gerar relatórios de frequência dos beneficiários através do
NIS.
-
Relatório Gerencial: Relatório
para verificação e acompanhamento dos percentuais informados do
registro da frequência dos alunos beneficiários.
-
Relatório por motivo de baixa frequência: Utilizado
para gerar relatórios com os motivos de baixa frequência
informados.
-
Sair: Efetuar
Logoff (sair) do sistema.
-
Alterar Série: Opção
para alterar série dos alunos em bloco.
-
Arquivo de Sugestões de Escolas: Planilha
Excel contendo NIS, nome do aluno e escola sugerida para confirmação
ou não de matrícula.
-
Alunos encontrados IO: Relatório
contendo NIS, nome
do
aluno e escola sugerida para confirmação ou não de matrícula.
-
Parceria Programa Mais Educação x PBF:
Detalhamento dos
itens relacionados aos procedimentos de registro da freqüência e
movimentação de alunos
- Transferir Aluno:
Clique
na função “Transferir Aluno”
Essa
opção permite solicitar
a transferência de alunos de outros municípios para seu município.
A transferência será efetivada somente após autorização do
município de origem do aluno. Observe o detalhamento das telas
abaixo:
Busca por NIS:
Busca
Avançada:
Transferências
Recebidas:
Ao clicar no nome do
aluno, aparecerá a tela com os procedimentos necessários:
Transferências
Enviadas:
Ao clicar no nome do
aluno, aparecerá a tela com os procedimentos necessários:
- Registrar Frequência por Aluno:
Clique
na função “Registrar Frequencia por Aluno”
Essa opção
contempla todos os procedimentos relacionados ao registro da
freqüência dos alunos. Observe o detalhamento das telas abaixo:
Inicialmente
aparecerá a tela contendo as opções abaixo. Selecione o tipo de
registro de freqüência, lembrando que, se começar registrando
pelos alunos de Freqüência 85%, ao final do processo deverá
retornar a essa tela e realizar os procedimentos para os alunos de
Freqüência 75%.
Nota
importante:
-
O público Freqüência 85% (antigo BFA) abrange os beneficiários de
6 a 15 anos.
-
O público Freqüência 75% (antigo BVJ) abrange os beneficiários de
16 a 17 anos.
Ao selecionar a
opção Freqüência 85% aparecem as telas de pendências da escola
(aba de transferências e de Sugestões de escolas), caso apareça
algum aluno listado, faz-se necessário realizar os procedimentos,
conforme detalhamento a seguir:
Na
tela Transferências: Se
aparecer aluno listado clicar no nome do aluno:
Ao clicar no nome do
aluno, aparecerá a tela com os procedimentos necessários:
Na tela Sugestões
de escolas:
No
Campo Buscar aluno: Aparecem
opções conforme o perfil de acesso.
Perfil
Operador GIAE e GPAE
|
Perfil
Operador Escola
|
Abaixo dessa tela
aparecem listagens conforme perfil de acesso:
- No perfil do Operador da GIAE e da GPAE aparecem, dentre outros dados, as listagens contendo os alunos que se encontram nas situações ENI, NLOC, ESI, INEX e em seguida a listagem das escolas para acompanhamento.
- No perfil do Operador da Escola aparece, dentre outros dados, a listagem da escola contendo os alunos para registro da freqüência e demais procedimentos:
Antes de iniciar o
registro da freqüência, faz-se necessário a conferência da
listagem de alunos, de modo a retirar aqueles que não pertencem à
escola, conforme as opções a seguir:
Alterando
a situação
do aluno:
Quando
o aluno não
estiver matriculado na escola e não se sabe onde ele está
estudando, o operador deve abrir a lista de opções em “situação
de aluno”,
que estarão disponíveis, para cada aluno, conforme seu perfil de
acesso. Veja telas abaixo:
Perfil
Operador da GRIAE e GPAA
|
Perfil
Operador da Escola
|
Procedimento
operador GRIAE ou GPAA:
Selecione
a opção NLOC
para o aluno que não é da escola.
|
Procedimento
operador Escola: Selecione a opção ENI
para
o aluno
que
não é da escola.
|
Após
esses procedimentos, o aluno sairá da listagem da escola
imediatamente. Caso
o operador da escola adote essa situação indevidamente, deverá
solicitar o retorno do aluno para a escola ao Operador da GRIAE, pois
somente ele terá o perfil necessário.
Alterando
o código do INEP vinculado ao aluno:
Para
retirar o aluno da escola, alterando o INEP, basta clicar sobre o
ícone do
Código INEP da escola, na listagem de alunos da escola.
A
janela de alteração de escola será apresentada com os dados da
escola atual (Município, UF, Nome da Escola e Código INEP) e a
opção de busca da nova escola por INEP ou pela Localização
ou nome da escola.
Busca
por INEP
- Ao selecionar a busca por INEP, o campo para digitar o código será
apresentado. Digite o novo INEP e clique em “Buscar”.
Os dados da escola serão apresentados. Para confirmar a alteração,
clique em “Alterar
INEP”.
Busca
por Localização Geográfica
- Selecione a busca por Localização, selecione o Estado, o
Município e a Escola. Clique no botão “Enviar”
para alterar a escola do aluno.
Busca
por Nome da Escola
- Selecione a busca por Nome da Escola. Escolha o Estado, o município
e digite o nome da escola que deseja localizar. Clique no botão
“Buscar”.
Selecione a escola desejada. Para confirmar a alteração, clique em
“Alterar
INEP”.
Lançando
o percentual de baixa freqüência:
Após a conferência
da listagem de alunos da escola, inicia-se o registro da freqüência,
considerando as regras a seguir:
Alunos
com baixa frequência
BFA
- Se há na escola aluno, de 06 a 15 anos, com freqüência inferior
a 85%, deve-se registrar o percentual da freqüência, (vide tabela
de percentual de freqüência), registrar o motivo das faltas (vide
tabela de motivos) e clicar em Enviar
para confirmar o registro da freqüência.
BVJ
– Se há na escola aluno, de 16 a 17 anos, com freqüência
inferior a 75%, deve-se registrar o percentual da freqüência, (vide
tabela de percentual de freqüência), registrar o motivo das faltas
(vide tabela de motivos) e clicar em Enviar
para confirmar o registro da freqüência. Observe os campos da tela
a seguir:
Listagem
de Alunos da Escola:
Como
calcular o quantitativo de faltas:
O
quantitativo de faltas não justificadas é calculado de acordo com a
especificação abaixo:
- 1º ao 5º ano do EF: conta-se o número de dias letivos que o aluno faltou no mês apurado;
- 6º ao 9º do EF e EM: Faz-se o somatório de faltas por disciplina, no mês apurado, e divide pelo número de aulas por dia.
Exemplo:
7
faltas Mat + 5 faltas Hist + 5 faltas Ing + 5 faltas CSB + 8 faltas
Port = 30 faltas mês.
30
faltas : 6 (nº de aulas por dia) = 5
faltas no mês)
Observe
nas tabelas a seguir como adotar o percentual de freqüência:
TABELA
1 – Alunos de 06 a 15 anos (Frequencia 85% - antigo BFA):
Identifique
a quantidade de dias letivos do mês e adote o percentual adequado
conforme a quantidade de faltas que o aluno obteve.
|
||||||||||||||||||||||||||
TABELA
1 - PERCENTUAL DE FREQUÊNCIA - PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA - Ano 2012
- Frequencia 85% (antigo BFA)
|
||||||||||||||||||||||||||
Qt.
Dias Letivos
|
Quantidade
de Faltas
|
|||||||||||||||||||||||||
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
||
1
|
0
|
|||||||||||||||||||||||||
2
|
50
|
0
|
||||||||||||||||||||||||
3
|
67
|
33
|
0
|
|||||||||||||||||||||||
4
|
75
|
50
|
25
|
0
|
||||||||||||||||||||||
5
|
80
|
60
|
40
|
20
|
0
|
|||||||||||||||||||||
6
|
83
|
67
|
50
|
33
|
17
|
0
|
||||||||||||||||||||
7
|
71
|
57
|
43
|
29
|
14
|
0
|
||||||||||||||||||||
8
|
75
|
63
|
50
|
38
|
25
|
13
|
0
|
|||||||||||||||||||
9
|
78
|
67
|
56
|
44
|
33
|
22
|
11
|
0
|
||||||||||||||||||
10
|
80
|
70
|
60
|
50
|
40
|
30
|
20
|
10
|
0
|
|||||||||||||||||
11
|
82
|
73
|
64
|
55
|
45
|
36
|
27
|
18
|
9
|
0
|
||||||||||||||||
12
|
83
|
75
|
67
|
58
|
50
|
42
|
33
|
25
|
17
|
8
|
0
|
|||||||||||||||
13
|
77
|
69
|
62
|
54
|
46
|
38
|
31
|
23
|
15
|
8
|
0
|
|||||||||||||||
14
|
79
|
71
|
64
|
57
|
50
|
43
|
36
|
29
|
21
|
14
|
7
|
0
|
||||||||||||||
15
|
80
|
73
|
67
|
60
|
53
|
47
|
40
|
33
|
27
|
20
|
13
|
7
|
0
|
|||||||||||||
16
|
81
|
75
|
69
|
63
|
56
|
50
|
44
|
38
|
31
|
25
|
19
|
13
|
6
|
0
|
||||||||||||
17
|
82
|
76
|
71
|
65
|
59
|
53
|
47
|
41
|
35
|
29
|
24
|
18
|
12
|
6
|
0
|
|||||||||||
18
|
83
|
78
|
72
|
67
|
61
|
56
|
50
|
44
|
39
|
33
|
28
|
22
|
17
|
11
|
6
|
0
|
||||||||||
19
|
84
|
79
|
74
|
68
|
63
|
58
|
53
|
47
|
42
|
37
|
32
|
26
|
21
|
16
|
11
|
5
|
0
|
|||||||||
20
|
80
|
75
|
70
|
65
|
60
|
55
|
50
|
45
|
40
|
35
|
30
|
25
|
20
|
15
|
10
|
5
|
0
|
|||||||||
21
|
81
|
76
|
71
|
67
|
62
|
57
|
52
|
48
|
43
|
38
|
33
|
29
|
24
|
19
|
14
|
10
|
5
|
0
|
||||||||
22
|
82
|
77
|
73
|
68
|
64
|
59
|
55
|
50
|
45
|
41
|
36
|
32
|
27
|
23
|
18
|
14
|
9
|
5
|
0
|
|||||||
23
|
83
|
78
|
74
|
70
|
65
|
61
|
57
|
52
|
48
|
43
|
39
|
35
|
30
|
26
|
22
|
17
|
13
|
9
|
4
|
0
|
||||||
24
|
83
|
79
|
75
|
71
|
67
|
63
|
58
|
54
|
50
|
46
|
42
|
38
|
33
|
29
|
25
|
21
|
17
|
13
|
8
|
4
|
0
|
|||||
25
|
84
|
80
|
76
|
72
|
68
|
64
|
60
|
56
|
52
|
48
|
44
|
40
|
36
|
32
|
28
|
24
|
20
|
16
|
12
|
8
|
4
|
0
|
TABELA 2 –
Alunos de 16 a 17 anos (Frequencia 75% - antigo BFJ):
Identifique
a quantidade de dias letivos do mês e adote o percentual adequado
conforme a quantidade de faltas que o aluno obteve.
TABELA
2 - PERCENTUAL DE FREQUÊNCIA - PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA - Ano
2012 - Frequencia 75% (antigo BFJ)
|
|||||||||||||||||||||||||
Qt.
Dias Letivos
|
Quantidade
de Faltas
|
||||||||||||||||||||||||
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
|
1
|
0
|
||||||||||||||||||||||||
2
|
50
|
0
|
|||||||||||||||||||||||
3
|
67
|
33
|
0
|
||||||||||||||||||||||
4
|
50
|
25
|
0
|
||||||||||||||||||||||
5
|
60
|
40
|
20
|
0
|
|||||||||||||||||||||
6
|
67
|
50
|
33
|
17
|
0
|
||||||||||||||||||||
7
|
71
|
57
|
43
|
29
|
14
|
0
|
|||||||||||||||||||
8
|
63
|
50
|
38
|
25
|
13
|
0
|
|||||||||||||||||||
9
|
67
|
56
|
44
|
33
|
22
|
11
|
0
|
||||||||||||||||||
10
|
70
|
60
|
50
|
40
|
30
|
20
|
10
|
0
|
|||||||||||||||||
11
|
73
|
64
|
55
|
45
|
36
|
27
|
18
|
9
|
0
|
||||||||||||||||
12
|
67
|
58
|
50
|
42
|
33
|
25
|
17
|
8
|
0
|
||||||||||||||||
13
|
69
|
62
|
54
|
46
|
38
|
31
|
23
|
15
|
8
|
0
|
|||||||||||||||
14
|
71
|
64
|
57
|
50
|
43
|
36
|
29
|
21
|
14
|
7
|
0
|
||||||||||||||
15
|
73
|
67
|
60
|
53
|
47
|
40
|
33
|
27
|
20
|
13
|
7
|
0
|
|||||||||||||
16
|
69
|
63
|
56
|
50
|
44
|
38
|
31
|
25
|
19
|
13
|
6
|
0
|
|||||||||||||
17
|
71
|
65
|
59
|
53
|
47
|
41
|
35
|
29
|
24
|
18
|
12
|
6
|
0
|
||||||||||||
18
|
72
|
67
|
61
|
56
|
50
|
44
|
39
|
33
|
28
|
22
|
17
|
11
|
6
|
0
|
|||||||||||
19
|
74
|
68
|
63
|
58
|
53
|
47
|
42
|
37
|
32
|
26
|
21
|
16
|
11
|
5
|
0
|
||||||||||
20
|
70
|
65
|
60
|
55
|
50
|
45
|
40
|
35
|
30
|
25
|
20
|
15
|
10
|
5
|
0
|
||||||||||
21
|
71
|
67
|
62
|
57
|
52
|
48
|
43
|
38
|
33
|
29
|
24
|
19
|
14
|
10
|
5
|
0
|
|||||||||
22
|
73
|
68
|
64
|
59
|
55
|
50
|
45
|
41
|
36
|
32
|
27
|
23
|
18
|
14
|
9
|
5
|
0
|
||||||||
23
|
74
|
70
|
65
|
61
|
57
|
52
|
48
|
43
|
39
|
35
|
30
|
26
|
22
|
17
|
13
|
9
|
4
|
0
|
|||||||
24
|
71
|
67
|
63
|
58
|
54
|
50
|
46
|
42
|
38
|
33
|
29
|
25
|
21
|
17
|
13
|
8
|
4
|
0
|
|||||||
25
|
72
|
68
|
64
|
60
|
56
|
52
|
48
|
44
|
40
|
36
|
32
|
28
|
24
|
20
|
16
|
12
|
8
|
4
|
0
|
Tela
Motivos de baixa freqüência:
Após
o registro do percentual de baixa freqüência, faz-se necessário
adotar o motivo adequado a cada caso. Vide tela abaixo:
Como adotar
motivo de baixa freqüência:
Antes de adotar o
motivo de baixa freqüência observe as orientações constantes do
detalhamento de cada motivo. Basta clicar no símbolo à direita de
cada motivo para visualizar as orientações. Observe a tela a
seguir:
Após enviar a
freqüência dos alunos faltosos, o sistema adotará automaticamente
o percentual de 99% (freqüência integral), para os demais alunos da
escola, podendo ser alterado caso necessário enquanto o período de
lançamento estiver aberto.
Alunos
com frequência integral – igual ou superior ao exigido pelas
regras do Programa Bolsa Família-PBF
Se
todos os alunos da escola, BFA ou BVJ obtiverem freqüência superior
ao percentual exigido, deve-se deixar em branco os campos de registro
do percentual e clicar em “Enviar”.
Feito isso, o sistema registrará freqüência integral (99%) para
todos os alunos da escola.
Atenção:
Considerando
a mobilidade de alunos entre escolas, faz-se necessário verificar
semanalmente a listagem da escola, tendo em vista a possibilidade de
entrada de novos alunos.
Alterando
a série do aluno:
Durante
ou após o registro da freqüência o operador poderá alterar a
série, se necessário. Há duas formas disponíveis: individual ou
em bloco.
- Procedimento individual:
Para
alterar a série do aluno, basta clicar sobre o ícone (lápis)
que consta em cada aluno da listagem da escola, conforme
imagem abaixo:
A
janela de alteração de série será apresentada. Selecione a nova
série do aluno e clique no botão “Alterar Série”.
- Procedimento em bloco:
O
acesso a essa opção se encontra disponível no menu inicial,
somente no perfil do Operador Diretor Escolar Estadual, item “Alterar
Série”,.
magem
menu do perfil
Operador
Diretor Escolar Estadual
(Operador
Escola)
|
Ao
clicar em alterar Série aparecerá a seguinte tela:
Selecione a opção
desejada e clique no nome da escola. Lembrando que se começar
alterando os alunos de Freqüência 85% após a conclusão altere os
alunos de Freqüência 75%.
Em
seguida aparecerá a tela para realização dos procedimentos:
Nessa
tela aparecem diversas possibilidades para alteração de série:
- Alterar a série apenas para os alunos selecionados ou para todos os alunos da escola;
- Avançar ou retroceder série ou ir para a série.
Contato: GIAE
Telefones
da Gerência de Assistência ao Aluno – GIAE/SEDF:
- 3901-66OO
Nenhum comentário:
Postar um comentário